camiladelelis@gmail.com

domingo, 14 de agosto de 2011

Tipos de Revestimentos

Praticidade, beleza, qualidade e funcionalidade são alguns dos atributos que devem ser levados em consideração na hora da construção ou reforma do imóvel, quando o assunto é a escolha dos pisos dos diversos ambientes. O mercado dispõe de grande variedade de material para atender a todos os gostos e bolsos. Porcelanatos, mozaicos, cimentícios, pastilhas de metal, placas dos mais diversos materiais, madeira, laminados, granitos, corian, silestone, vidros, piso em linóleo, carpetes, borrachas e vinílicos.




O Corian traz personalidade para todo tipo de ambiente, realçando e facilitando a vida de quem usa e desfruta de seu potencial único. Adaptado a quase qualquer formato, lugar ou finalidade, e numa grande variedade de cores, oferece liberdade para projetar, explorar e criar. Durável, higiênico e elegante, tem formabilidade tridimensional, o que tem libertado mentes inventivas e artísticas por mais de 40 anos.
É um material sólido, não poroso, homogênio, composto de ± 1/3 de resina acrílica (também conhecida como PoliMetilMetacrilato ou PMMA) e ± 2/3 de minerais naturais. O principal mineral é TriHidrato de Alumina (ATH), derivado da bauxita, da qual o alumínio é produzido.
Desde seu lançamento em 1967, Corian tem provado ser um material notavelmente durável é fácil de conviver. Ele não descasca e suporta o uso diário. Resiste à maioria dos impactos e arranhões que ocorrem em áreas de uso intenso.
Há ainda a possibilidade de aplicar o material em escritórios, ambientes comerciais, hotéis, ambientes públicos, aviões e iates e também em objetos de decoração. Na forma de móveis, o corian é utilizado para fabricação de cadeiras, mesas, espreguiçadeiras, bancos e alguns tipos de cama.

Leia mais: http://azulsp.blogspot.com/2010/09/o-que-e-corian-materiais-que-valorizam.html

http://www.linardimarcon.com.br/site/?p=234





O vinílico ou vinil este tipo de piso é macio e térmico, proporcionando conforto. É indicado para ambientes internos. As diferentes padronagens disponíveis imitam a textura de outros materiais como a madeira. Pode ser encontrado em forma de tapete, placa ou manta, dispensam argamassa na instalação e normalmente são fixados com cola. Outro diferencial deste produto é que ele é antichamas. A grande procura pelo piso vinílico também se dá pelo fato de conseguir manter a temperatura dos ambientes em qualquer época do ano. Sua maior indicação é para imóveis onde residem idosos e crianças, pois é antialérgico e livre de sofrer qualquer ataque de traças ou cupins. é de fácil limpeza, térmico e anti-alérgico. É recomendado para hospitais, laboratórios, centros cirúrgicos.
http://casa-e-jardim.hagah.com.br/especial/rs/decoracao-rs/19,0,3035771,Dicas-para-decidir-o-melhor-tipo-de-piso-para-os-ambientes-da-casa.html




O granito e o mármore são considerados revestimentos nobres. O granito possui como principal característica a sua alta resistência à abrasão e ao grande volume de tráfego. Muito utilizado em áreas sociais, cozinhas,escadas, fachadas e locais públicos e deve ser assentado com argamassa de cimento e areia permitindo uma junta “seca”. Deve ser usado apenas pano úmido para limpeza. Os mámores são mais utilizados em salas de jantar e banheiros. Por serem nobres eles podem atingir valores mais expressivos, principalmente o mármore carrara e o travertino.



Os carpetes aparecem em placas e podem ser removidos e lavados. A novidade são os fabricados com fios sintéticos que recebem tratamento contra micróbios, fungos e bactérias, além de serem anti-alérgicos e protegidos contra fogo. Ideal para escritórios,cinemas e home-theater.




O revestimento melamínico, é um tipo de laminado possui superfície lisa e não porosa, que não permite a proliferação de fungos e bactérias, além de ser imune a cupins sendo antialérgico. Pode ser aplicado diretamente sobre o piso ou em pisos elevados, sendo assim uma solução prática, econômica e eficiente no caso de uma reforma.
Pisos melamínicos são fabricados a partir da impressão do papel com resinas (fenólicas e melaminicas) e se classificam de duas maneiras: placas de alta pressão (como Fórmica); coloca-se diretamente no contra piso com adesivo de contato e placas de alta resistência. As duas são iguais, diferem na colocação. As laminadas são prensadas numa base rígidas dotadas de encaixe do tipo macho-e-fêmea. Essas bases variam de acordo com a marca do laminado (HPP, HDF e MDF).
As placas de alta resistência são apenas encaixadas e colocadas uma na outra, e só depois fixadas no piso e finalizadas com rodapé. É conhecido como flutuante em razão do encaixe. O acabamento usado nos melamínicos é uma película resistente e durável que suporta até móveis com rodízios de poliuretano. É de fácil limpeza.

Leia mais: http://www.jornaldemocrata.com.br/materias/read.asp?Id=4009&Secao=130


O linóleo é um revestimento de piso para alto tráfego, com alta durabilidade e grande facilidade de manutenção e limpeza, aliado às propriedades antiestática e bacteriostática. É especialmente indicado para hospitais, clinicas, escolas infantis, creches e berçários. A sua durabilidade assegura que as superfícies e cores se mantenham fortes e firmes, enquanto a flexibilidade possibilita a liberdade de criação dos ambientes.

Leia mais: http://mily1ideias.wordpress.com/2010/01/19/linoleo-moderno-pratico-e-correto/




Laminados este produto, que possui alta resistência ao desgaste, é mais conhecido como fórmica. Ele não mancha, não descolore e apresenta várias opções de textura e acabamento.Normalmente usado em móveis, mas podem forrar paredes e piso, só que o contra-piso recebe uma cobertura com manta de polietileno para evitar a umidade.



 
A madeira é muito utilizada em cômodos sociais e dormitórios. O piso de madeira é considerado um material nobre de revestimento.Assoalhos, tacos, são os mais usados hoje em dia. Apesar de cada um deles utilizar muitas vezes o mesmo tipo de madeira, cada um possui características diferentes, principalmente quanto à instalação. Mas é importante saber averiguar se a madeira comprada passou por um processo de secagem.É importante lembrar que o piso de madeira necessita de um contra-piso bem nivelado e para a sua fixação devem ser usados materiais como buchas e parafusos de boa qualidade. Além disso, é necessário que o contra-piso seja impermeabilizado para evitar que a umidade passe para a madeira.








Laminado de madeira (piso flutuante). Atualmente, dois tipos de revestimentos para piso têm conquistado a preferência de arquitetos e decoradores. São eles o piso de madeira laminado e o porcelanato. O piso de madeira laminado é ideal para salas e dormitórios esse tipo de revestimento garante fácil manutenção e oferece boa relação custo-benefício. Ele é encontrado em várias padronagens - claro, escuro, padrão.
Outra vantagem do piso de madeira laminado é a praticidade de instalação. Ele pode ser colocado direto no contra-piso ou, no caso de reforma, instalado por cima da cerâmica. A rapidez de instalação é destaque,do material pois é possível instalar até 60 metros quadrados em apenas um dia.]









Pedras são utilizadas em área de lazer e jardins, mas também são usadas no interior de ambientes como revestimento de parede.








O porcelanato, tipo de cerâmica fabricada com tecnologia avançada, tem conquistado a preferência dos profissionais de decoração. O porcelanato é como se fosse uma pedra artificial, com nível praticamente zero de absorção de água, portanto não mancha e nem cria mofo como as pedras naturais, que precisam de ser resinadas. Essas qualidades facilitam a manutenção do piso e garantem alta durabilidade. O mercado oferece vários tipos do material, como o polido, o acetinado (semi-brilho), natural, rústico e anti-derrapante. Algumas peças são bem grandes, e o consumidor tem à sua disposição grande variedade de modelos, texturas e cores.








Revestimentos cerâmicos: A cerâmica de revestimento é uma mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, queimadas em altas temperaturas, utilizada em larga escala pela Arquitetura. Os pisos cerâmicos nunca caem de moda, são mais baratos e muito procurados pelo consumidor. 






5 comentários:

  1. tem uma foto com piso de madeira com as janelas grandonas....qual o nome desse piso.....vou colocar na minha casa.

    ResponderExcluir
  2. ...ops....falando sobre madeira é a quarta foto.

    ResponderExcluir
  3. Esse piso ao qual você se refere pode receber várias nomenclaturas, varia de uma marca para a outra. Na marca Lopar recebe o nome de "Carvalho Castagno", já na marca Fibraplac existe um piso no mesmo tom recebe o nome de "Nogueira Arsiton" e ainda uma num tom mais escuro "Nogueira Trevisto". Note que o tipo da madeira também muda, aqui citei Nogueira e Carvalho. Sugiro que você leve a imagem até uma loja de sua escolha e descubra com mais precisão o nome e a até mesmo a marca de sua preferencia.

    Espero ter ajudado.

    Att, Camila de Lelis.

    ResponderExcluir
  4. correção, um dos nomes que citei "Nogueira Arston" está errado, o correto é "Nogueira Ariston".

    Att, Camila de Lelis.

    ResponderExcluir
  5. Olá, parabéns pelo blog, tenho um blog sobre tipos de pisos também, estou começando agora com ele, quem puder dar uma visitada lá pra ajudar ficarei grato. Abraço a todos. http://tiposdepisos.com.br/index.html

    ResponderExcluir